https://public-rf-upload.minhawebradio.net/47915/slider/bcf887e15eb1fa1fd9c6c26bf3c4388c.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/47915/slider/72c5d7a4d691abccac0dbd445c5ed3d9.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/47915/slider/192496ae5a45be3bd218b0423b366268.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/47915/slider/d45d6573b2f842c4f76eb19c5fff9718.jpg
Batalhão Gurupatuba homenageia PM que ajudou no salvamento de vítimas de naufrágio de lanchal.
06/06/2018 17:24 em NOVIDADES

 

 

manhã desta quarta-feira (6) foi de festa no 18º Batalhão de Polícia Militar (Batalhão Gurupatuba) em Monte Alegre, oeste do Pará. O motivo não podia ser mais nobre: homenagear a 3º sargento Mariselma, que na manhã de terça-feira (5) ajudou no salvamento de três passageiros da lancha Veloz, que naufragou no Rio Amazonas. 

Na chegada ao batalhão, Mariselma foi recebida com rosas amarelas - as suas preferidas, abraços, aplausos e palavras de incentivo. Em meio a lágrimas, ela agradeceu e relembrou os momentos de angíustia. "Estou feliz e grata a Deus por ter dado tudo certo. O que me marcou foi que na hora da angústia só pensava que Deus iria nos ajudar e o nome da primeira bajara (embarcação) que nos ajudou se chamava Nova Aliança", disse.

A policial que pertence ao 18º BPM, estava entre os passageiros da embarcação. Logo depois que a lancha começou a afundar, três passageiros que estavam precisando de socorro, receberam auxílio de Mariselma até a chegada da equipe da Inspeção Naval da Capitania Fluvial de Santarém.

 
Sargento Mariselma recebeu rosas amarelas como forma de agradecimento do Batalhão Gurupatuba (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
 
A policial Mariselma ajudou o comandante da lancha que estava ferido e debilitado devido impacto da embarcação com as ondas do rio, outra pessoa que em meio às fortes ondas e ventos foi colocada no bote salva vidas e um passageiro que não sabia nadar. Durante todo o tempo, a policial permaneceu fora do bote equilibrando-o até o socorro chegar para evitar que ele virasse.

Durante todo resgate, a policial acalmou as pessoal envolvidas no acidente, prestou primeiros socorros ao comandante da embarcação, usando seu moletom para estancar o sangramento em uma de suas pernas que estava ferida, e ainda auxiliou uma pessoa que estava em crise asmática.

Após receberem socorro de embarcações pesqueiras e da Marinha, a policial se preocupou em acalmar também seus familiares e dos demais passageiros entrando em contato via celular com sua base militar, repassando informações sobre o ocorrido e pedindo que avisassem os familiares dos resgatados para que não se desesperassem.

“O ato de bravura e humanidade exercido pela sargento Mariselma é digno de elogios, aplausos e reconhecimento de um legado de profissão onde jurou ‘defender e ajudar pessoas mesmo com o risco da própria vida’. Talvez não quisesse estar ali naquele momento de agonia e desespero de tantos, talvez nunca tenha vivido ou esperado viver algo assim em seus 20 anos de policial. Mas de forma nobre e humana cumpriu a missão com técnica e coragem, arriscando sua vida em prol da vida de todos”, ressaltou o comandante do 18º BPM, major Tarcísio Costa.

O comandante do Batalhão Gurupatuba vai instaurar inquérito para que a policial seja promovida de 3° para 2° sargento por ato de bravura.

 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!