https://public-rf-upload.minhawebradio.net/47915/slider/bcf887e15eb1fa1fd9c6c26bf3c4388c.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/47915/slider/72c5d7a4d691abccac0dbd445c5ed3d9.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/47915/slider/192496ae5a45be3bd218b0423b366268.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/47915/slider/d45d6573b2f842c4f76eb19c5fff9718.jpg
Santarém e ONG alemã assinam acordo para resgate aeromédico de ribeirinhos
12/03/2023 12:29 em NOVIDADES

Santarém (PA) acaba de dar um importante passo para a saúde dos ribeirinhos que moram em áreas distantes e de difícil acesso. O prefeito Nélio Aguiar assinou na sexta-feira (10) acordo de cooperação com a Fundação Dieter Morszeck, da Alemanha, que vai atuar em regime de colaboração com a prefeitura em atividades de resgate de pacientes em áreas remotas.

O ato de assinatura do acordo aconteceu no hangar da fundação, no aeroporto Maestro Wilson Fonseca. Além do prefeito Nélio Aguiar, se fizeram presentes Dieter Morszeck, presidente e fundador da ONG, o médico e coordenador do programa, Erik Jennings, a secretária municipal de Saúde, Irlaine Figueira, entre outros.

Pouco antes da assinatura do acordo, uma das aeronaves realizou o resgate de uma bebê no distrito de Curuai, no Lago Grande. Mas o primeiro resgate foi realizado na quinta-feira, 9, de um homem na comunidade de Vila Socorro.

A fundação alemã começou a operar com duas aeronaves, modelo Quest Kodiak 100, sendo uma na configuração terrestre e outra na configuração anfíbio (pouso em terra e água), totalmente equipadas com equipamentos médicos e cirúrgicos – tudo devidamente certificado pela Anac (Agência Nacional da Aviação Civil), bem como equipe médica devidamente qualificada, pilotos treinados, manutenção das aeronaves, equipamentos e total estrutura para atendimento de pacientes em áreas remotas.

“As aeronaves são utilizadas em ações de caráter humanitário ao redor do mundo, tendo sido utilizadas para realizar o resgate e primeiro atendimento de pacientes em situação de vulnerabilidade, estando equipadas, inclusive, para realizar pequenas cirurgias a bordo”, explica Erik Jennings.

O tempo de 3 horas que uma ambulancha leva para ir e voltar de uma comunidade é feito pelas aeronaves em 12 minutos apenas. Por meio de um sistema de localização e rastreamento, via satélite, as aeronaves podem ser monitoradas e vistas por computador e celular, em tempo real, pelos coordenadores e pelo presidente da fundação.

Redução da mortalidade

“Eu que sou médico sempre digo que muitas das vezes a vida de uma pessoa pode ser salva por causa de minutos. Então, os benefícios dessa parceria são muitos e impactarão positivamente a vida das pessoas na região. Com o resgate de pacientes em áreas remotas, será possível reduzir a mortalidade infantil e materna, proporcionar um atendimento médico mais eficiente e rápido, além de garantir o acesso a tratamentos e procedimentos que não estão disponíveis nas comunidades isoladas”, destacou o prefeito Nélio Aguiar.

O trabalho executado pela fundação representa um avanço significativo na saúde pública do município. “Essa iniciativa é um marco importante em sua luta pela melhoria da saúde pública na região. A parceria com a fundação representa um avanço significativo na busca por soluções para os desafios enfrentados pelos sistemas de saúde em áreas remotas da Amazônia”, frisou a secretária de Saúde, Irlaine Figueira.

A Prefeitura de Santarém, por meio do seu Setor de Regulação da Semsa e Samu receberá os chamados e realizará a triagem de pacientes que necessitam de resgate aeromédico, assegurando que a utilização da cooperação seja exclusiva para pessoas que se enquadrem nos requisitos estabelecidos.

Rede de atendimento

Também fará o resgate dos pacientes uma vez que eles cheguem à base da Fundação Dieter no Aeroporto de Santarém – com a maior brevidade possível de acordo com a sua capacidade e irá transportá-los mediante ambulância, ou meio adequado ao caso concreto, para o hospital municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) ou o hospital estadual Dr. Waldemar Penna.

O acordo prevê ainda a realização de estudos conjuntos de pesquisa, ações e/ou projetos de extensão na área de saúde e meio ambiente; facilitação de acesso a locais da Amazônia brasileira para que as ações em saúde se desenvolvam de maneira mais eficiente possível; fornecimento de equipamentos de comunicação via satélite às comunidades mais remotas, possibilitando o acionamento da equipe de operação para atendimento sempre que necessário; disponibilização da rede de atendimento do SUS no município de Santarém.

“Estamos muito felizes e emocionados com a assinatura desse importante acordo. Certamente, sabemos que muitas vidas serão salvas. A população santarena é grata à Fundação Dieter por essa parceria”, pontou Nélio Aguiar.

Com informações e fotos da PMS

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!